Destaques

Confira o que é destaque no DTI!

Implantação do Pedido Online de Exames Laboratoriais

Publicado em 07.10.2021

O Pedido Online de Exames Laboratoriais será implantado no dia 13 de outubro de 2021 e atenderá o Pronto Socorro e Emergências. Esta nova funcionalidade do Prontuário Eletrônico do Paciente otimiza o processo de solicitação, provê maior segurança e elimina a necessidade de impressões em papel.
Leia mais...

Não instale roteadores wifi particulares em nossa rede institucional!

Alertamos sobre o alto índice de lentidão e parada na rede de dados e telefonia devido aos Roteadores Wireless particulares que estão sendo instalados fora dos padrões estabelecidos na Rede UNIFESP/HSP.

Estes equipamentos causam problemas críticos a nossa rede, devido as seguintes características:

Instalação incorreta ou problemas de hardware, podendo causar um "curto-circuito" na rede de dados e voz.

  • Falta de segurança e controle de acesso: Roteadores domésticos não possuem características de segurança utilizadas em redes corporativas, estes equipamentos podem ser programados para facilitar a coleta de dados pessoais, bancários, fotos, senhas, disseminação de vírus e malwares.

  • Falta de gerência sobre o roteador: A instalação incorreta de roteadores pode causar lentidão ou indisponibilidade em segmentos da rede de dados e voz. Por ter configuração centralizada, não possuímos controle sobre estes equipamentos, dificultando a resolução de problemas como lentidão ou indisponibilidade.

  • Os computadores ligados à roteadores ficam ocultos em nossa rede, prejudicando o controle estatístico do tráfego, que está relacionado aos nossos projetos de expansão, além da impossibilidade de acesso remoto pela equipe de suporte.

  • Baixo índice de disponibilidade devido a complexidade e tamanho da nossa rede de dados (aproximadamente 6.000 computadores conectados). Estes equipamentos não suportam o alto tráfego ocasionando intermitência nos equipamentos, interferindo e danificando nossa rede de dados.

A UNIFESP possui um sistema de rede sem fio corporativo e estamos trabalhando para a expansão desse serviço aos solicitantes.

Contamos com a sua colaboração!

Ataque de Vírus Ransomware

Prezados Usuários,

Uma variante muito agressiva de um vírus que criptografa dados de Usuários tem se espalhado nas últimas horas de forma extremamente massiva em nossa rede.

Estamos bloqueando o acesso à rede dos computadores cujos IPs são reportados pelas ferramentas de segurança e restaurando equipamentos infectados. Porém, pedimos aos nossos Usuários neste momento (mais do que nunca): extrema cautela ao acessar e-mails e sites suspeitos, que não abram arquivos suspeitos através de suas contas, tanto no sistema da Unifesp como em sistemas de e-mail externos e pedimos o entendimento de todos de que algumas medidas serão tomadas quanto ao bloqueio de micros, switches e sites neste período, visando aumentar a segurança da rede.

Alertamos que o DTI ou qualquer de suas equipes não solicita senhas ou informações de seus Usuários por telefone ou e-mail e tão pouco envia e-mails com anexos.

Ajuda técnica:

  • Ligue para a Central de Serviços: (11) 5576-4656 ou (11) 5089-9222 ou contato

  • Como deixar seu pendrive livre de vírus? Tutorial: Clique aqui!

Esclarecimento sobre as ordens de serviço enviadas às equipes de Suporte do DTI

Prezados Usuários,

Em 2016, os técnicos do DTI (Unifesp e HSP) prestaram mais de 21.000 atendimentos, entre presenciais e telefônicos, aos usuários de nossos serviços em unidades do Hospital São Paulo, Reitoria, campus São Paulo e - por telefone - aos membros da comunidade acadêmica dos campi Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco e São José dos Campos.

Por fatores contingenciais, os técnicos de suporte que têm se desligado do DTI não tem sido repostos. Esperamos que seja uma situação pontual, mas que coincide com um processo extenso de troca de equipamentos de impressão em todo o Hospital Universitário São Paulo (substituição, por questões de troca de contrato, de 163 equipamentos de impressão e mais de 1.000 estações de trabalho a serem re-configuradas) além de outros projetos institucionais urgentes nos próximos dias.

Pedimos então, paciência aos nossos usuários durante os próximos 60 dias, pois haverá maior lentidão nas respostas às aberturas de chamados, dependendo do tipo de demanda e da equipe do DTI a ser acionada.

Lamentamos eventuais transtornos durante este período.

Você conhece o Hospital São Paulo?

O Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU-Unifesp) é referência pelo atendimento de média e alta complexidade da capital paulista e da Grande São Paulo, além de pacientes provenientes de outros municípios e estados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

É um dos principais hospitais de ensino, responsável pela formação de profissionais da saúde de todo o país, contribuindo também para o desenvolvimento de pesquisas científicas de ponta.